quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Um pouco de História da Moda - Década de 10

Década de 10

Estávamos na Belle Époque (1871-1914) e as mulheres eram escravas dos seus espartilhos e todos os frufrus possíveis. Luxo, sofisticação, alegria de viver.
Temos Paul Poiret como grande nome da moda. Ele foi o responsável pela queda do espartilho, o encurtamento das saias e a onda do orientalismo.
Em 1913, surge o decóte em "V", um escândalo para a época.
Chanel aparece em 1916 com seus tailleurs de jérsei.
É o fim da silhueta em "S".
A Belle Époque vai durar até o início da Primeira Guerra Mundial (1914 - 1918), que foi o evento que marcou a década, junto com os movimentos artísticos e literários como o Cubismo, Expressionismo, Dadaísmo e Futurismo. Artistas e escritores discutiam o Modernismo, e na moda, a grande mudança foi a queda dos espartílhos e a mão de obra feminina.
As mulheres, que com a guerra vão para as fábricas no lugar dos homens que estavam servindo no front, após os anos de ditadura do espartilho que as obrigava a ter uma cintura de 40cm, vão ficar livres dessa peça de roupa que era mais uma tortura do que qualquer outra coisa.
As décadas de 10 e 20 foram realmente um marco na moda e nos costumes para as mulheres, quando elas começam a fumar em público, adquirem o hábito de cortar os cabelos e até de conduzir automóveis.
E chegam os anos 20, chamados de "Anos Loucos".
Assunto para outro post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário